quinta-feira, 31 de março de 2011

João Calvino - As Riquezas Infinitas de Cristo


Sem o evangelho
tudo é inútil e vão;
sem o evangelho
não somos cristãos;
sem o evangelho
toda riqueza é pobreza;
toda sabedoria, loucura diante de Deus;
toda força, fraqueza;
e toda a justiça humana jaz sob a condenação de Deus.

Mas pelo conhecimento do evangelho somos feitos
filhos de Deus,
irmãos de Jesus Cristo,
compatriotas dos santos,
cidadãos do Reino do Céu,
herdeiros de Deus com Jesus Cristo, por meio de quem

os pobres são enriquecidos;
os fracos, fortalecidos;
os néscios, feitos sábios;
os pecadores, justificados;
os solitários, confortados;
os duvidosos, assegurados;
e os escravos, libertados.

O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê. Assim, tudo o que poderíamos pensar ou desejar deve ser achado somente neste mesmo Jesus Cristo.


Pois ele foi

vendido para nos comprar de volta;
preso para nos libertar;
condenado para nos absolver.

Ele foi
feito maldição para nossa bênção;
ofertado pelo pecado para nossa justificação;
desfigurado para nos tornar belos;

Ele morreu pela nossa vida para que, por seu intermédio,
o furor converta-se em mansidão;
a ira seja apaziguada;
as trevas tornem-se luz;
o temor, reafirmação;
o desprezo seja desprezado;
o débito, cancelado;
o labor, aliviado;
a tristeza convertida em júbilo;
a desdita, em felicidade;
as emboscadas sejam reveladas;
os ataques, atacados;
a violência, rechaçada;
o combate, combatido;
a guerra, guerreada;
a vingança, vingada;
o tormento, atormentado;
o abismo, tragado pelo abismo;
o inferno, trespassado;
a morte, assassinada;
a mortalidade convertida em imortalidade.

Resumindo,
a misericórdia tragou toda a miséria;
e a bondade, toda a infelicidade.

Porque todas essas coisas, que deveriam ser as armas do mal na batalha contra nós, e o aguilhão da morte a nos trespassar, transformam-se em provações que podemos converter em nosso benefício.

Se podemos exultar com o apóstolo, dizendo, Ó inferno, onde está a tua vitória? Ó morte, onde está o teu aguilhão? É porque, pelo Espírito de Cristo prometido aos eleitos, já não somos nós quem vive, mas é Cristo quem vive em nós; e, pelo mesmo Espírito, estamos assentados entre aqueles que estão no céu, de modo que, para nós, o mundo já não conta, mesmo que ainda coexistamos nele; mas em tudo estamos contentados, independentemente de país, lugar, condição, vestimentas, alimento e todas essas coisas.

E, portanto,

somos consolados na tribulação,
nos alegramos no infortúnio,
glorificamos quando vituperados,
temos abundância na pobreza,
somos aquecidos na nudez,
pacientes entre os maus,
vivos na morte.

Eis, em síntese, o que deveríamos buscar em toda a Escritura: conhecer verdadeiramente Jesus Cristo e as riquezas infinitas compreendidas nele, as quais nos são ofertadas nele por Deus, o Pai.




quarta-feira, 30 de março de 2011

CADÊ JESUS ???


Jesus ao sair da Judéia indo para a Galiléia passou por Samaria, como se estivesse saindo do Rio de Janeiro indo à Bahia e passasse pelo Espírito Santo, afinal faz parte do caminho. Em Samaria ele transformou a vida de muitas pessoas através de suas palavras, e principalmente com suas atitudes, registradas do evangelho segundo João no transcorrer com capitulo quatro.

Isso se deu porque uma mulher, em especial, já conhecia o Messias, não a Jesus, mas O Messias. Ou seja, Pela tradição cultural ela tinha todo arcabouço de informações sobre o Messias, O Cristo, Aquele que viria e traria libertação ao povo de Israel, ainda que ela não fosse puramente israelita. Fato é que esta mulher tinha informações sobre O Cristo. A partir disso, lanço mão de minha primeira pergunta a você meu caro, ou minha cara. Você conhece alguém que nunca tenha ouvido falar de Jesus? Aposto um Babalú de jiló que sua resposta será não...

...Pois bem, ao conversar com O mestre aquela samaritana pode ver o verbo encarnado, a materialização de tudo que ela tinha ouvido falar. Toda a informação passada de pai para filho (a) estava bem diante de seus olhos. E dentre tantas coisas que ela poderia ter feito na hora em que “caiu a ficha” ela, tomada de um estado de euforia e satisfação, partiu em direção ao centro da cidade e berrou a todos que encontrara Jesus O Cristo. Neste terceiro parágrafo faço minha segunda pergunta. O que falta para você ser o Jesus na vida daquelas pessoas que você disse terem alguma informação sobre Jesus? O fato de a samaritana ter conhecido Jesus, em carne e osso, foi o que gerou a reação em cadeia para que ela chamasse outras pessoas para conhecê-lo, e a partir disso, essas outras pessoas atraíssem outras pessoas (João 4; 29 e 41), e não o seu conhecimento do Cristo acumulado ao longo dos anos.

 É sabido por muitos que por mais interiorano que seja o município ou cidade (no Brasil de modo geral) existem três “points” que não podem faltar; a prefeitura, o bar e a igreja, seja ela católica ou protestante. Na cidade grande, nas capitais e nas metrópoles é comum vermos uma igreja a cada esquina, e isso não é uma hipérbole, por mais incrível que possa parecer. Ou seja, as pessoas têm algum conhecimento de Jesus. Aqui vai a terceira perguntinha. Então por que ainda vivemos neste caos, com homicídios cada vez mais mirabolantes e des-graça (sem a graça) em toda parte?

Respondo e concluo por aqui mesmo meus amigos. Falta sermos Jesus para as pessoas. Viver como ele viveu, agir como ele agia, pensar como ele pensava. As pessoas não querem mais ouvir falar de Jesus, querem vê-lo em mim e em você, ainda que O procurem abarrotando as igrejas vendedoras benção, buscando satisfazer seus próprios desejos e necessidades.


É ISSO...REFLITA E HAJA...

SAULO SILVA

COMO MANTER O INFERNO CHEIO



Conta uma lenda tradicional que, no momento em que o Filho de Deus expirou na cruz, foi diretamente ao inferno salvar os pecadores.
O diabo ficou muito triste.
- Não tenho mais função neste universo – disse Satanás. – A partir de agora, todos aqueles que eram marginais, que transgrediram os preceitos, cometeram adultérios, infringiram as leis religiosas, todos estes serão enviados diretamente ao Paraíso!
Jesus olhou para ele e sorriu:
- Não se lamente – disse para o pobre diabo – Virão para cá todos aqueles que, por se julgarem cheios de virtudes, vivem condenando os que não seguem minha palavra. Espere algumas centenas de anos, e verás que o inferno estará mais cheio do que antes!

ROB BELL

terça-feira, 29 de março de 2011

SIMPLISMENTE HOMEM


Aos Santos em Cristo...

Suponhamos que você fosse o rei de uma nação, e que já estivesse velho, bem próximo de passar o comando do seu reinado para seu filho, uma vez que a morte jaz a porta. Quais instruções você lhe passaria?

Davi, o personagem bíblico que foi considerado um homem segundo o coração de Deus, passou por essa situação de uma forma bastante curiosa, com uma recomendação um tanto quanto intrigante ao seu sucessor, Salomão. Grosseiramente falando, Davi fez quatro apontamentos na forma imperativa ao seu filho: Obedeça a Deus, Seja bondoso, seja forte e, por incrível que pareça, Davi disse: SEJA HOMEM...

“... Esforça-te, pois, e sê homem. ‘’(I Reis 2:2 versão Almeida revista e corrigida)
“...por isso, seja forte e seja homem.” (I Reis 2:2 nova versão internacional – NVI)

Tão interessante quanto a recomendação, seja homem, foi a ordem das recomendações. Se você continuar a leitura deste texto até o verso doze, verá que a ordem dos conselhos foi a seguinte: seja forte, seja homem, obedeça a Deus, seja bondoso. Isso destaca o fato de que obedecer a Deus é tão importante quanto ser homem.

O que significa ser homem? Será que Salomão era homossexual, afeminado ou coisas desse tipo? Será que o filho do rei não era maduro e agia como criança? Acredito que não, e a bíblia também apresenta inúmeras razões para que meu pensamento caminhe para esta conclusão, uma vez que, neste mesmo texto Davi diz que Salomão era muito sábio, deste modo não poderia ser imaturo. Também não poderia ser afeminado, tão pouco homossexual, pois, em outros textos veremos que ele tinha mais de mil mulheres a sua disposição (deu pra entender o que quero dizer com a sua disposição né....). Ouso dizer que, dependendo do seu ponto de vista do que é ser homem, Salomão era muito mais homem do que você. Mas isso só é válido aos que acham que o grau que mede quão homem você é, é medido pelo número de mulheres que se pode arrematar em uma micareta, ou em quantas você “come” em cada mês, e por aí vai...

Então o que Davi quis dizer com: seja homem! O que está por traz desta Frase é o que encontra se em déficit na sociedade atual. O rei estava dizendo ao seu filho; não assuma compromissos que você não possa cumprir com o melhor que possa dar. Não abraçasse uma causa entregando apenas os restinhos do seu tempo e de sua capacidade. Não use dois pesos e duas medidas. Não haja movido pelas circunstancias das ocasiões, com o intuído de agradar as pessoas para obter favores, respeito,prestigio,honra. Assuma seus erros. Diga perdão, perdoe, ame. Não seja o medalhão da sociedade, como o personagem do conto machadiano TEORIA DO MEDALHÃO. (recomendo a leitura deste conto http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000232.pdf)

Enfim, tudo no tocante ao bom caráter e a integridade de uma pessoa, Davi estava orientando seu sucessor nesta frase; SEJA HOMEM.  Por tanto meu caro, encerro com uma frase do Pr. Neil Barreto (Igreja Batista em Betânia – RJ) “Antes de ser um homem de Deus, seja simplesmente homem.”


SAULO SILVA

segunda-feira, 28 de março de 2011

Um convite à Doce Revolução...



Artigo 1 – Fica decretado que agora não há mais nenhuma condenação para quem está em Jesus, pois, o Espírito da Vida em Cristo, livra o homem de toda culpa para sempre.

Artigo 2 – Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive os Sábados e Domingos, carregam consigo o amanhecer do Dia Chamado Hoje, por isso qualquer homem terá sempre mais valor que as obrigações de qualquer religião.

Artigo 3 – Fica decretado que a partir deste momento haverá videiras, e que seus vinhos podem ser bebidos; olivais, e que com seus azeites todos podem ser ungidos; mangueiras e mangas de todos os tipos, e que com elas todo homem pode se lambuzar.

Parágrafo do Momento: Todas as flores serão de esperança; pois que todas as cores, inclusive o preto, serão cores de esperança ante o olhar de quem souber apreciar. Nenhuma cor simbolizará mais o bem ou o mal, mas apenas seu próprio tom, pois, o que daí passar estará sempre no olhar de quem vê.

Artigo 4 – Fica decretado que o homem não julgará mais o homem, e que cada um respeitará seu próximo como o Rio Negro respeita suas diferenças com o Solimões, visto que com ele se encontra para correrem juntos o mesmo curso até o encontro com o Mar.

Parágrafo que nada pára: O homem dará liberdade ao homem assim como a águia dá liberdade para seu filhote voar.

Artigo 5 – Fica decretado que os homens estão livres e que nunca mais nenhum homem será diferente de outro homem por causa de qualquer Causa. Todas as mordaças serão transformadas em ataduras para que sejam curadas as feridas provocadas pela tirania do silencio. A alegria do homem será o prazer de ser quem é para Aquele que o fez, e para todo aquele que encontre em seu caminhar.

Artigo 6 – Fica ordenado, por mais tempo que o tempo possa medir, que todos os povos da Terra serão um só povo, e que todos trarão as oferendas da Gratidão para a Praça da Nova Jerusalém.

Artigo 7 – Pelas virtudes da Cruz fica estabelecido que mesmo o mais injusto dos homens que se arrependa de seus maus caminhos, terá acesso à Arvore da Vida, por suas folhas será curado, e dela se alimentará por toda a eternidade.

Artigo 8 – Está decretado que pela força da Ressurreição nunca mais nenhum homem apresentará a Deus a culpa de outro homem, rogando com ódio as bênçãos da maldição. Pois todo escrito de dívidas que havia contra o homem foi rasgado, e assustados para sempre ficaram os acusadores da maldade.

Parágrafo único: Cada um aprenderá a cuidar em paz de seu próprio coração.

Artigo 9 – Fica permanentemente esclarecido, com a Luz do Sol da Justiça, que somente Deus sabe o que se passa na alma de um homem. Portanto, cada consciência saiba de si mesma diante de Deus, pois para sempre todas as coisas são lícitas, e a sabedoria será sempre saber o que convém.

Artigo 10 – Fica avisado ao mundo que os únicos trajes que vestem bem o homem diante de Deus não são feitos com pano, mas com Sangue; e que os que se vestem com as Roupas do Sangue estão cobertos mesmo quando andam nus.

Parágrafo certo: A única nudez que será castigada será a da presunção daquele que se pensa por si mesmo vestido.

Artigo 11 – Fica para sempre discernido como verdade que nada é belo sem amor, e que o olhar de quem não ama jamais enxergará qualquer beleza em nenhum lugar, nem mesmo no Paraíso ou no fundo do Mar.

Artigo 12 – Está permanentemente decretado o convívio entre todos os seres, por isso, nada é feio, nem mesmo fazer amizades com gorilas ou chamar de minha amiga a sucuri dos igapós. Até a “comigo ninguém pode” está liberta para ser somente a bela planta que é.

Parágrafo da vida: Uma única coisa está para sempre proibida: tentar ser quem não se é.

Artigo 13 – Fica ordenado que nunca mais se oferecerá nenhuma Graça em troca de nada, e que o dinheiro perderá qualquer importância nos cultos do homem. Os gasofilácios se transformarão em baús de boas recordações; e todo dinheiro em circulação será passado com tanta leveza e bondade que a mão esquerda não ficará sabendo o que a direita fez com ele.

Artigo 14 – Fica estabelecido que todo aquele que mentir em nome de Deus vomitará suas próprias mentiras, e delas se alimentará como o camelo, até que decida apenas glorificar a Deus com a verdade do coração.

Artigo 15 – Nunca mais ninguém usará a frase “Deus pensa”, pois, de uma vez e para sempre, está estabelecido que o homem não sabe o que Deus pensa.

Artigo 16 – Estabelecido está que a Palavra de Deus não pode ser nem comprada e nem vendida, pois cada um aprenderá que a Palavra é livre como o Vento e poderosa como o Mar.

Artigo 17 – Permite-se para sempre que onde quer que dois ou três invoquem o Nome em harmonia, nesse lugar nasça uma Catedral, mesmo que esteja coberta pelas folhas de um bananal.

Artigo 18 – Fica proibido o uso do Nome de Jesus por qualquer homem que o faça para exercer poder sobre seu próximo; e que melhor que a insinceridade é o silencio. Daqui para frente nenhum homem dirá “o Senhor me falou para dizer isto a ti”, pois, Deus mesmo falará à consciência de cada um. Todos os homens e mulheres que crêem serão iguais, e ninguém jamais demandará do próximo submissão, mas apenas reconhecerá o seu direito de livremente ser e amar.

Artigo 19 – Fica permitido o delírio dos profetas e todas as utopias estão agora instituídas como a mais pura realidade.

Artigo 20 – Amém!





Autor: Rev. Caio Fábio
fonte:http://caiofabio.net/conteudonews.asp?codigo=7

sexta-feira, 18 de março de 2011

As três principais igrejas do Brasil (versão resumida) Helder Marchesi


Percebo que existem 3 grandes tipos de igrejas no Brasil, são elas: a igreja que prioriza as bênçãos (também conhecida como igreja mercado), a igreja que prioriza seus costumes e a igreja que prioriza o próximo. Falarei resumidamente aqui apenas das duas últimas.

A igreja que prioriza os costumes religiosos

O que marca esta igreja é o fato de se criar costumes religiosos pra tudo. Com isso, consequentemente, todos acreditam que o membro que conseguir cumprir tais costumes estarão cumprindo a vontade do Pai e fazendo a diferença no mundo, tornando-se assim dignos dos mais altos cargos eclesiásticos. Ali, alguém que é considerado um grande servo pode se tornar um herege não convertido da noite pro dia caso descumpra as regras.

Esta igreja, seus membros e ministérios têm como objetivo final simplesmente fazer com que a igreja continue funcionando. Eles não se reúnem para traçar estratégias de evangelismo nem de socorro ao bairro, mas apenas para marcar programações para que eles mesmos participem e se satisfaçam.

O fato de acharmos que estamos fazendo a diferença quando cumprimos os costumes religiosos é um artifício poderoso de Satanás para fazer que o crente se sinta bem pensando estar fazendo alguma coisa útil quando na verdade não se esta fazendo nada.

Muitos nestas igrejas vivem uma vida de pecado, sem oração, sem estudo da palavra e sem compromisso com Deus. Este tipo de igreja cria servos assim, pessoas que descobriram que não precisam viver como Jesus quer, pois basta apenas aparentar estar vivendo.

A igreja que prioriza ao próximo

Essa é a igreja que há mais lutas e ao mesmo tempo mais alegrias. As lutas que me refiro são as investidas de Satanás para que esta igreja acabe e a dificuldade que seus integrantes têm para conseguir ajudar todos os necessitados.

Nesta igreja a roupa, os estilos musicais, as tatuagens e toda aparência externa não significam nada, isto porque os membros que a compõe estão tão preocupados com o próximo que qualquer outra coisa é considerada esterco.

Nesta igreja todos são livres para entrar ou sair, para concordar ou discordar, para freqüentar assiduamente ou de forma esporádica e para dar dinheiro ou não. Aqui não temos fiscais, mas irmãos.

Esta é a igreja que descobriu que fazemos a diferença quando fazemos alguma coisa pra alguém. O que quero dizer é que só é possível fazer a diferença pra quem está com fome dando-lhe comida. Só é possível fazer a diferença ao viciado quando o encaminhamos para um clinica e acompanhamos de perto sua recuperação.

Olhando pra vida de Jesus. Qual destes grupos você acha que Ele faz parte?