sexta-feira, 18 de março de 2011

As três principais igrejas do Brasil (versão resumida) Helder Marchesi


Percebo que existem 3 grandes tipos de igrejas no Brasil, são elas: a igreja que prioriza as bênçãos (também conhecida como igreja mercado), a igreja que prioriza seus costumes e a igreja que prioriza o próximo. Falarei resumidamente aqui apenas das duas últimas.

A igreja que prioriza os costumes religiosos

O que marca esta igreja é o fato de se criar costumes religiosos pra tudo. Com isso, consequentemente, todos acreditam que o membro que conseguir cumprir tais costumes estarão cumprindo a vontade do Pai e fazendo a diferença no mundo, tornando-se assim dignos dos mais altos cargos eclesiásticos. Ali, alguém que é considerado um grande servo pode se tornar um herege não convertido da noite pro dia caso descumpra as regras.

Esta igreja, seus membros e ministérios têm como objetivo final simplesmente fazer com que a igreja continue funcionando. Eles não se reúnem para traçar estratégias de evangelismo nem de socorro ao bairro, mas apenas para marcar programações para que eles mesmos participem e se satisfaçam.

O fato de acharmos que estamos fazendo a diferença quando cumprimos os costumes religiosos é um artifício poderoso de Satanás para fazer que o crente se sinta bem pensando estar fazendo alguma coisa útil quando na verdade não se esta fazendo nada.

Muitos nestas igrejas vivem uma vida de pecado, sem oração, sem estudo da palavra e sem compromisso com Deus. Este tipo de igreja cria servos assim, pessoas que descobriram que não precisam viver como Jesus quer, pois basta apenas aparentar estar vivendo.

A igreja que prioriza ao próximo

Essa é a igreja que há mais lutas e ao mesmo tempo mais alegrias. As lutas que me refiro são as investidas de Satanás para que esta igreja acabe e a dificuldade que seus integrantes têm para conseguir ajudar todos os necessitados.

Nesta igreja a roupa, os estilos musicais, as tatuagens e toda aparência externa não significam nada, isto porque os membros que a compõe estão tão preocupados com o próximo que qualquer outra coisa é considerada esterco.

Nesta igreja todos são livres para entrar ou sair, para concordar ou discordar, para freqüentar assiduamente ou de forma esporádica e para dar dinheiro ou não. Aqui não temos fiscais, mas irmãos.

Esta é a igreja que descobriu que fazemos a diferença quando fazemos alguma coisa pra alguém. O que quero dizer é que só é possível fazer a diferença pra quem está com fome dando-lhe comida. Só é possível fazer a diferença ao viciado quando o encaminhamos para um clinica e acompanhamos de perto sua recuperação.

Olhando pra vida de Jesus. Qual destes grupos você acha que Ele faz parte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário